Colin Powell anuncia seu voto na democrata Hillary Clinton

Washington, 25 out (EFE).- O ex-secretário de Estado dos Estados Unidos durante o primeiro mandato do republicano George W. Bush, Colin Powell, anunciou nesta terça-feira que votará na candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, nas eleições do próximo dia 8 de novembro.

Powell revelou seu voto em discurso durante o almoço anual de outono do grupo empresarial Long Island Association, em Nova York, segundo confirmou a "CNN" sua assistente, Peggy Cifrino.

"Eu vou votar em Hillary Clinton", afirmou Powell, explicando que a candidata democrata é "inteligente", tem "experiência" e possui o "temperamento adequado", de acordo com informações do "Newsday".

"O outro candidato (o republicano Donald Trump) não está qualificado para ser presidente. Ele insultou os afro-americanos, latinos, mulheres, veteranos, líderes de seu próprio partido e além daqueles que o apoiam, fazendo promessas que não pode cumprir", disse o secretário de Estado no período entre 2001 e 2005.

As opiniões de Powell sobre o magnata nova-iorquino já eram conhecidas após hackers terem vazado alguns e-mails no mês passado onde ele qualificava Trump como "desgraça nacional" e "pária internacional".

Nestes documentos, Colin Powell também criticava Hillary por ter se envolvido na polêmica do uso de um servidor privado de e-mail enquanto esta era secretária de Estado (2009-2013).

Minutos após a notícia, Hillary Clinton agradeceu através do Twitter o voto: "Orgulhosa de ter o apoio do general Powell, um soldado condecorado e um distinto homem de Estado".

O ex-secretário de Estado se junta a uma longa lista de republicanos, muitos deles relacionados com as pastas de segurança nacional e internacional, que se recusaram a apoiar Donald Trump.

Powell, no entanto, já havia se afastado de seu partido nas duas últimas eleições, onde optou pelo atual presidente, o democrata Barack Obama, contra os republicanos John McCain, em 2008, e Mitt Romney, em 2012.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos