Topo

Fidel Castro recebe presidente de Portugal em Cuba

27/10/2016 11h12

Havana, 27 out (EFE).- O líder cubano Fidel Castro sustentou um "amistoso" encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que realiza uma visita a Cuba, com quem falou sobre a recente votação na ONU contra o embargo americano sobre a ilha, informam nesta quinta-feira os meios de comunicação oficiais cubanos.

Castro recebeu Rebelo de Sousa em seu domicílio, como já é costume para o ex-mandatário cubano, que aparece sorridente na foto que acompanha a nota, publicada no jornal "Granma".

No encontro, Rebelo de Sousa destacou a posição de Portugal contra o "bloqueio" dos EUA, uma "prática extraterritorial rejeitada universalmente", indica o texto.

O nonagenário líder da revolução cubana agradeceu a atitude da nação europeia, ao mesmo tempo que ressaltou "a firmeza" do país caribenho e reiterou "o caráter brutal e desumano dessa política que o povo de Cuba não aceitará jamais".

Fidel Castro, retirado do poder desde 2006, completou em 13 de agosto 90 anos, um aniversário que foi celebrado na ilha com várias homenagens e atos.

Desde essa data, Fidel recebeu vários líderes de visita em Havana, entre eles o presidente do Irã, Hassan Rohani, os primeiros-ministros do Japão, Shinzo Abe e da China, Li Kequiang, e mais recentemente o premier da Argélia, Abdelmalek Sellal, em 14 de outubro.

A resolução que condena o embargo dos Estados Unidos sobre a ilha recebeu na quarta-feira um respaldo majoritário nas Nações Unidas, com uma histórica abstenção por parte do governo americano.

Esta é a primeira vez que um presidente português chega a Cuba, e a primeira visita de Rebelo de Sousa à nação caribenha desde sua posse como chefe de Estado em março.

O líder luso se reuniu na quarta-feira com seu colega cubano Raúl Castro e hoje encerrará seu programa na capital cubana com uma conferência na Universidade de Havana sobre as relações de Portugal com a América Latina.