Topo

Seul e EUA simulam ataque contra instalações nucleares da Coreia do Norte

27/10/2016 05h17

Seul, 27 out (EFE).- Forças especiais de combate da Coreia do Sul e dos Estados Unidos realizaram um exercício em conjunto onde ensaiaram "ataques cirúrgicos" contra instalações nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, segundo informou nesta quinta-feira o governo sul-coreano.

Durante a operação, denominada "Teak Knife", os aliados testaram a entrada de suas forças especiais na Coreia do Norte por via aérea caso aconteça um conflito na península, segundo confirmou à agência "Yonhap", o comando das Forças Armadas do país.

As forças aéreas americanas e o Grupo de Operações Especiais do Exército sul-coreano conduziram esta manobra coordenada de ataque contra alvos inimigos desde a base militar de Gunsan, cerca de 270 quilômetros do Sul de Seul, em uma data que não foi divulgada.

Os dois aliados realizam este teste de forma regular desde os anos 1990, embora normalmente é divulgado.

Neste momento, as forças de defesa optaram pelo anúncio por conta da recente intensificação dos testes nucleares e de mísseis de Pyongyang.

A Coreia do Norte realizou cinco testes de mísseis de médio alcance nos últimos dois meses, completando o quinto teste nuclear, no mês passado, mostrando que o regime de Kim Jong-un esteja acelerando suas tentativas para demonstrar ao mundo que pode obter um míssil nuclear.