Topo

Governo da Venezuela diz que greve geral convocada pela oposição fracassou

28/10/2016 16h35

Caracas, 28 out (EFE).- O vice-presidente da Venezuela, Aristóbulo Istúriz, disse nesta sexta-feira que a greve geral convocada pela oposição foi um "contundente fracasso" e garantiu que todas as empresas e lojas do país estão funcionando normalmente.

"O povo disse não à greve. A greve convocada pela oposição foi um contundente fracasso. Todos os setores da economia estão trabalhando", disse o vice-presidente à emissora estatal "VTV".

"Podemos ver a indústria petroleira desenvolvendo seu trabalho, os bancos, os bancos públicos, as financeiras, o comércio, as empresas básicas, a pequena e a média indústria, o transporte, a educação, a saúde. Todas as empresas estão trabalhando", destacou.

Além disso, o vice-presidente classificou de "irresponsável" a convocação da oposição porque o país "precisa de trabalho".

"Aqui ninguém parou. Neste país, todos estão trabalhando, todas as instituições. Nós podemos afirmar com muito orgulho e alegria que na Venezuela venceu a paz. Este país quer paz, não confronto", completou Istúriz.

O ministro do Trabalho, Oswaldo Vera, disse que a greve foi o "fracasso de uma tentativa de golpe de Estado de parte da direita venezuelana" e garantiu que todos os relatórios recebidos pelo governo indicam que o país opera "na total normalidade".

A oposição venezuelana reunida na Mesa da Unidade Democrática (MUD) convocou na última quarta-feira uma greve geral de 12 horas como parte das ações de protesto empreendidas pela suspensão do processo para ativar um referendo para tirar Maduro do poder.

O presidente alertou ontem que o governo venezuelano faria uma inspeção nas empresas do setor agroindustrial e farmacêutico do país. Aquelas que aderissem à greve geral convocada pela oposição seriam "recuperadas pela classe operária".

"Empresa parada, empresa recuperada pela classe operária. Não vou hesitar, nem vou aceitar nenhum tipo de conspiração", disse Maduro. EFE

nf/lvl