Topo

Maduro decide participar da Cúpula Ibero-Americana na Colômbia

28/10/2016 16h20

Bogotá, 28 out (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, participará neste sábado da XXV Cúpula Ibero-Americana em Cartagena de Indias, na Colômbia, confirmaram à Agência Efe fontes oficiais.

A presença de Maduro no evento não estava prevista, e a delegação venezuelana era liderada até então pelo vice-ministro para América Latina e Caribe da Venezuela, Alexander Gabriel Deleuze.

No entanto, nas últimas horas, a organização da cúpula recebeu a notificação da participação de Maduro na reunião, que tem como tema "Juventude, Empreendimento e Educação", mas que já começa a perder espaço para as discussões dos assuntos políticos da região.

A participação do presidente venezuelano ocorre em um momento de tensão no país, onde a oposição convocou para hoje uma greve geral de 12 horas.

Fontes diplomáticas informaram à Efe que o Peru tem a intenção de apresentar um projeto de declaração sobre a Venezuela. O próprio presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, disse hoje ao chegar a Cartagena de Indias que espera que a crise seja abordada na cúpula.

"Vai ser uma reunião importante, primeiro porque vamos conversar sobre os grandes temas da América Latina, incluindo os temas da Venezuela", disse Kuczynski.