Topo

Países do Golfo acusam rebeldes iemenitas de tentar atacar Meca

28/10/2016 11h25

Riad, 28 out (EFE).- Os países do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico (CCG) acusaram nesta sexta-feira os rebeldes houthis do Iêmen de ter lançado um míssil balístico em direção à cidade sagrada muçulmana de Meca e o qualificaram de um "ato de provocação contra os sentimentos dos muçulmanos".

Segundo um comunicado divulgado hoje, o ataque é "uma prova mais das violações cometidas pelos houthis e as forças de seu aliado, o ex-presidente iemenita Ali Abdullah Saleh", assim como da rejeição dos rebeldes à vontade da comunidade internacional.

O ministro de exteriores catariano, Mohammed bin Abdel-Rahman al Thani, qualificou o ocorrido de "uma traição a Alá", além de uma ameaça contra a segurança e a estabilidade da região.

Segundo a coalizão internacional árabe, liderada pela Arábia Saudita, suas defesas derrubaram um míssil balístico voltado à cidade santa de Meca, quando estava a 65 quilômetros de seu alvo.

As forças da coalizão disseram que o míssil foi lançado da província de Saada e não causou vítimas.

Além disso, disseram que as defesas laterais da aliança responderam à agressão e destruíram a "origem" do disparo, sem dar mais detalhes.

Estas acusações coincidem com o novo plano de paz para o Iêmen proposto pela ONU esta semana e que propõe que o presidente, Abdo Rabbo Mansour Hadi, entregue o poder a um vice-presidente designado por consenso com os rebeldes.

Segundo o texto, assim que as partes em conflito assinarem o acordo de paz, o atual vice-presidente, o general Ali al Ahmar, deverá renunciar e Hadi designará um novo vice-presidente de consenso, a quem entregará o poder.

Os rebeldes houthis e seus aliados terão que se retirar da capital iemenita, Sana, para que se forme um governo de união nacional com sede na cidade.