Topo

Milhares de pessoas fogem dos combates ao sul de Mossul

29/10/2016 08h29

Erbil (Iraque), 29 out (EFE).- Milhares de pessoas fugiram nas últimas horas da cidade de Al Shura, situada 40 quilômetros ao sul de Mossul, depois que a artilharia das forças iraquianas começou a bombardear na sexta-feira o local, um dos principais pontos defensivos dos jihadistas.

Segundo disse à Agência Efe o dirigente político local Khaled Yaru, as famílias fogem dos duros combates, que se intensificaram neste sábado, em direção a Al Qayara, controlada pelas forças do governo e localizada 15 quilômetros ao sul de Al Shura.

Yaru afirmou que a forças de combate da polícia federal lançaram um ataque terrestre depois dos bombardeios intensos que atingiram a região na sexta-feira, tanto por parte dos aviões da coalizão e do exército iraquiano como pelos canhões da artilharia.

Paralelamente a esta ofensiva, o exército iraquiano também atacou vários pontos da região de Nemrud, 35 quilômetros ao sudeste de Mossul, como fase prévia à recuperação da área, de onde centenas de pessoas fugiram nas duas últimas semanas. Nemrud pertence a Hamdaniya, cuja capital de mesmo nome foi liberada recentemente pelas forças do governo.