Georgianos votam em segundo turno das eleições legislativas

Tbilisi, 30 out (EFE).- Os georgianos votam neste domingo no segundo turno das eleições legislativas, na qual vão escolher em circunscrições majoritárias os 50 deputados que faltam para completar a composição do parlamento, integrado por 150 legisladores.

O dia de votação, que começou às 8h (horário local, 2h em Brasília) e terá uma duração de 12 horas, acontece em um clima de normalidade e sem incidências, informou a Comissão Eleitoral Central.

A grande incógnita da eleição é se o partido governante, Sonho Georgiano (SG), conseguirá a maioria constitucional na câmara, para o que precisa de 46 cadeiras das 50 em disputa.

As legislativas georgianas acontecem através de um sistema misto: 77 deputados são eleitos por listas de partidos e os restantes 73, em circunscrições majoritárias unipessoais.

No primeiro turno, há três semanas, o SG ganhou em 23 circunscrições, cadeiras que somou às 44 obtidas por listas de partido, e seus candidatos foram os mais votados em 47 das 50 circunscrições onde hoje acontece o segundo turno.

O opositor Movimento Nacional Unido pediu que se impeça que o SG consiga a maioria constitucional, avaliada em 113 cadeiras, já que com ela a legenda governante teria um "poder absoluto".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos