Coreia do Sul e EUA realizam exercício de defesa

Seul, 31 out (EFE).- Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira manobras militares em águas sul-coreanas para ensaiar a resposta perante um hipotético ataque da Coreia do Norte, informou o Ministério da Defesa de Seul, em um momento de forte tensão na região.

O exercício militar Hoguk, que acontece até o dia 11 de novembro, começou com uma operação de desembarque anfíbio no litoral oriental sul-coreano, da qual participam 2.600 fuzileiros navais da Coreia do Sul e 130 americanos, informou à Agência Efe um porta-voz de Defesa sul-coreano.

Para a manobra de hoje se mobilizaram cerca de dez navios de guerra - entre eles vários destróieres Aegis -, e 30 aviões e veículos de assalto anfíbios, a fim de melhorar a interoperabilidade das forças conjuntas para resistir a um possível ataque da Coreia do Norte na região da fronteira marítima oriental, segundo o porta-voz.

Os exercícios dos aliados poderiam gerar novas ameaças da Coreia do Norte, que considera ações como esta um ensaio de agressão a seu país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos