Funcionário dos EUA vai a Caracas para apoiar diálogo de governo e oposição

Washington, 31 out (EFE).- O subsecretário de Estado dos EUA para Assuntos Políticos, Thomas Shannon, viaja nesta segunda-feira a Caracas para mostrar o apoio de seu país ao diálogo iniciado entre o governo da Venezuela e a oposição política, informou em comunicado o Departamento de Estado.

Shannon, mediador para melhorar a relação entre Washington e Caracas, deve permanecer no país caribenho até a próxima quarta-feira.

O Departamento de Estado indicou que Shannon tem planejado manter reuniões com altos funcionários do governo do presidente Nicolás Maduro, assim como com representantes da sociedade civil e da oposição política.

"Sua visita sublinhará nosso apoio ao processo de diálogo em curso e nosso interesse no bem-estar do povo venezuelano", ressaltou em seu comunicado a diplomacia americana.

A primeira reunião de diálogo formal entre o governo venezuelano e a oposição terminou hoje com a decisão de criar imediatamente quatro mesas de trabalho sobre o respeito à soberania, a reparação às vítimas, o cronograma eleitoral e a situação econômica do país.

Shannon viajou em junho a Caracas, onde se reuniu com membros da oposição e da Assembleia Nacional (parlamento) e com Maduro, em um esforço por reativar o diálogo bilateral e superar as tensões na relação entre EUA e Venezuela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos