Topo

Governo taiuanês mostra apoio a casamento entre pessoas do mesmo sexo

31/10/2016 10h01

Taipé, 31 out (EFE).- O governo taiuanês manifestou nesta segunda-feira pela primeira vez seu respaldo formal ao casamento entre pessoas do mesmo sexo em Taiwan, o que constitui também uma novidade na Ásia, onde nenhum país aprovou até o momento esta união.

"O governo apoia a aprovação de uma legislação que permita o casamento entre pessoas do mesmo sexo", disse hoje o secretário-geral do governo, Chen Mei-ling, em entrevista coletiva.

O Executivo ilhéu pediu ao Ministério da Justiça que tome uma decisão sobre o casamento homossexual e apoiou o projeto de lei a favor da legalização desta união entre pessoas do mesmo sexo, acrescentou Chen.

Trata-se da primeira vez que um governo da ilha mostra apoio oficial ao casamento entre homossexuais, e ocorre após a apresentação de vários projetos de lei a favor da legalização, um deles promovido por 33 parlamentares do governante Partido Democrata Progressista.

Já em 2013, foi apresentada perante o parlamento uma emenda de lei para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, quando o agora opositor Partido Kuomintang (KMT) tinha a maioria absoluta no Legislativo, mas a proposta não saiu adiante.

A presidente taiuanesa, Tsai Ing-wen, expressou no sábado seu apoio a esta união e prometeu ações a favor da igualdade, no mesmo dia em que Taipé se transformava em capital do orgulho LGBT na Ásia com a realização da maior celebração do continente.