Topo

Obama passará quase toda semana em campanha por Hillary em estados indecisos

31/10/2016 14h28

Washington, 31 out (EFE).- O presidente dos EUA, Barack Obama, passará quase toda a semana fazendo campanha pela candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, com viagens aos estados indecisos de Ohio, Carolina do Norte e Flórida.

A campanha de Hillary anunciou nesta segunda-feira que Obama estará na sexta-feira na Carolina do Norte, onde fará comícios em Fayetteville e Charlotte para encorajar os cidadãos a aproveitarem o voto por antecipado nesse estado, disponível até 5 de novembro.

Essa viagem se soma a outra previamente anunciada à Carolina do Norte, que acontecerá na quarta-feira e na qual Obama visitará a área de Raleigh.

A Carolina do Norte votou por Obama em 2008, mas o republicano Mitt Romney ganhou nesse estado em 2012, fundamentalmente pela baixa participação eleitoral dos cidadãos negros.

Faltando oito dias para as eleições presidenciais de 8 de novembro, a vantagem de Hillary sobre seu rival republicano pela Casa Branca, Donald Trump, na Carolina do Norte é de apenas três pontos (47,1% frente a 44,1%), segundo uma pesquisa elaborada pela RealClearPolitics.

Em Ohio, estado que Obama visitará na terça-feira para oferecer um comício em Columbus, é Trump quem lidera hoje a disputa, mas com pouco mais de um ponto de vantagem sobre Hillary (45,8% frente a 44,5%), de acordo com a RealClearPolitics.

Também há um empate técnico entre os dois candidatos na Flórida, segundo as últimas pesquisas, e Obama voltará a esse estado na quinta-feira para fazer campanha por Hillary em Miami e Jacksonville.

Enquanto isso, o vice-presidente dos EUA, Joseph Biden, viajará à Flórida um dia antes que Obama, na quarta-feira, e amanhã fará campanha a favor de Hillary na Carolina do Norte.

Por outro lado, a rede social Snapchat adiantou hoje que amanhã, terça-feira, divulgará uma entrevista a Obama que estará disponível durante 48 horas em sua plataforma Discover e na qual o presidente falará de seus planos de futuro, entre outros temas.

O Snapchat, uma rede social de vídeos e mensagens instantâneas que desaparecem após ser vistos, tem atualmente cerca de150 milhões de usuários diários ativos no mundo todo, incluídos 60 milhões nos Estados Unidos.