Topo

Papa chega à Suécia para atos comemorativos da Reforma Luterana

31/10/2016 09h38

Malmö (Suécia), 31 out (EFE).- O papa Francisco chegou na manhã desta segunda-feira, às 10h40 horário local (7h40 em Brasília), ao Aeroporto Internacional de Malmö, na Suécia, para participar dos atos organizados pelo 500 anos da Reforma Protestante.

Francisco, que ficará no país somente até amanhã, tem uma agenda cheia e foi recepcionado pelo primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, pela ministra de Cultura e Democracia, Alice Bah-Kuhnke, e por outras autoridades e membros da Federação Luterana Internacional, que organizaram a comemoração.

Após a apresentação das delegações, Francisco e Lofven se reuniram em particular em uma sala do aeroporto durante 15 minutos.

Logo mais, o pontífice irá almoçar na casa onde ele ficará hospedado, a Igelosa, um centro de pesquisas que a Conferência Episcopal Católica utilizou em algumas ocasiões, já que na Suécia a Nunciatura e a única residência oficial do Vaticano ficam em Estocolmo.

O restante da delegação participará de outros almoços. Um deles será organizado pelo primeiro-ministro no Grand Hotel Lund, onde participarão o secretário de Estado Vaticano, Pietro Parolin, o presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Kurt Koch, e o núncio, Henryk Józef Nowacki, entre outros.

O outro será oferecido pela Igreja Luterana na Universidade de Lund com a presença, por exemplo, do presidente da Conferência Episcopal dos países escandinavos, Czeslaw Kozon, e do secretário do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Brian Farrell.

Depois do almoço, Francisco se reunirá com a família real sueca no Palácio de Kungahuset, em Lund, e fará uma oração ecumênica na Catedral Luterana. Depois, no Palácio dos Esportes, o papa participará dos atos de comemoração aos 500 da Reforma.