Topo

Rajoy jura como presidente de governo e acaba com interinidade na Espanha

31/10/2016 08h51

Madri, 31 out (EFE).- O líder do Partido Popular (PP, centro-direita), Mariano Rajoy, jurou nesta segunda-feira como presidente de governo da Espanha, cargo ao qual chegou em dezembro de 2011 e para o qual foi reeleito pelo parlamento no último sábado.

Rajoy jurou perante o rei Felipe VI em um ato breve que contou com a presença dos presidentes das principais instâncias judiciais e políticas espanholas.

A Câmara elegeu Rajoy no dia 29 por 170 votos a favor, 111 contra e 68 abstenções, o que pôs fim a dez meses de governo interino, com um Executivo com competências limitadas.

As eleições legislativas de 20 de dezembro de 2015 e de 26 de junho de 2016 resultaram na formação de um parlamento altamente fragmentado que até o último sábado não tinha conseguido reunir os votos suficientes para dar sua confiança a um candidato à chefia de governo.

Pedro Sánchez, ex-líder do Partido Socialista e Operário Espanhol (PSOE), se candidatou ao cargo em março, e o próprio Rajoy, em setembro, mas ambos fracassaram em suas tentativas.

A abstenção do PSOE permitiu a eleição do líder do PP e afastou a hipótese de novas eleições em dezembro, que seriam as terceiras no período de um ano.

A atual legislatura, de quatro anos, deveria terminar em junho de 2020, a não ser que o próprio Rajoy decida convocar eleições antes dessa data.

Rajoy, de 61 anos, governou com maioria absoluta de 2011 a 2015 e nos últimos dez meses esteve como interino, com competências limitadas.

Rajoy se dispõe agora a preparar o novo gabinete de ministros, que será divulgado na próxima quinta-feira e que tomará posse no dia seguinte, também diante do rei.

O líder do PP é o sexto chefe do Executivo na atual etapa democrática espanhola, que começou após a morte do ditador Francisco Franco em 1975.