Em homilia na Suécia, papa volta a lembrar sobre necessidade do ecumenismo

Malmö (Suécia), 1 nov (EFE).- O papa celebrou nesta terça-feira a missa de Todos os Santos no Estádio Swedbank, no centro da cidade de Malmö, com a comunidade católica sueca e voltou a lembrar a necessidade do ecumenismo.

Francisco chegou ontem à Suécia para participar da cerimônia conjunta entre luteranos e católicos organizada pela Federação Luterana Mundial pelos 500 anos da Reforma Protestante, um gesto considerado histórico e que ruma à união e reconciliação após o cisma de Martinho Lutero.

A missa de hoje voltou, como nos atos de ontem, a ser um momento para clamar pela união dos cristãos. Perante 15 mil pessoas, a maioria imigrantes, Francisco começou sua homilia destacando "não só aqueles que foram proclamados Santos ao longo da história, mas também muitos irmãos que viveram a sua vida cristã na plenitude da fé e do amor através de uma existência simples e reservada".

Como exemplo ele citou Santa Maria Elisabeth Hesselblad, recém-canonizada, e Santa Brígida, co-padroeira da Europa, que "rezaram e trabalharam para estreitar laços de unidade e comunhão".

Ao explicar na homilia, feita toda em espanhol, Francisco disse que "as bem-aventuranças são a carteira de identidade do cristão, que o identifica como seguidor de Jesus".

E então enumerou as novas bem-aventuranças: "Felizes os que olham nos olhos os descartados e marginalizados fazendo-se próximo deles; felizes os que protegem e cuidam da casa comum; felizes os que renunciam ao seu próprio bem-estar em benefício dos outros; felizes os que rezam e trabalham pela plena comunhão dos cristãos...Todos eles são portadores da misericórdia e ternura de Deus".

E reiterou seu apelo de acolher este chamado e trabalhar unidos para cumpri-lo.

"À nossa Mãe do Céu, confiamos o diálogo em busca da plena comunhão de todos os cristãos, para que sejamos abençoados nos nossos esforços e alcancemos a santidade na unidade".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos