Exército do Iraque recupera sede da TV oficial de Mossul

Bartala (Iraque), 1 nov (EFE).- As forças iraquianas retomaram nesta terça-feira o controle do prédio da televisão local situada na parte leste de Mossul, a porta do reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque.

O chefe da operação, tenente-coronel Talib Shagati, disse aos jornalistas na base de Bartala que "tomar a televisão de Mossul significa tomar a cidade".

Shagati indicou que os enfrentamentos com os extremistas continuam na região, mas que as tropas já se aproximam do bairro seguinte a partir da frente leste, Al Qudis.

"Neste momento nossas tropas estão dentro do edifício da televisão de Mossul. É uma boa notícia para o povo de Mossul porque é quando realmente começamos a libertar a cidade", ressaltou o tenente-coronel.

Esta conquista acontece horas depois de as tropas iraquianas entrarem em Kukyeli, o primeiro bairro da cidade pelo lado leste. Enquanto isso, moradores armados que resistem ao EI dentro da cidade estão lutando contra os extremistas em outros quatro bairros.

Um dos dirigentes dos chamados Cavaleiros de Mossul, Abu Mohammed, disse à Agência Efe que o EI saiu "quase totalmente" da região da cidade situada na perto do Rio Tigre.

A grande ofensiva para arrebatar Mossul do EI começou no último dia 17. Desde então, as forças iraquianas, junto às curdas "peshmergas", foram avançando sem pausa pelo leste, norte e sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos