Governo venezuelano permite acesso da equipe da RTVE ao país

Caracas, 1 nov (EFE).- O governo da Venezuela permitiu nesta terça-feira a entrada no país da correspondente da RTVE na Colômbia, Nuria Ramos, e de sua equipe, depois de serem retidos na chegada ao aeroporto de Caracas, informaram à Agência Efe fontes diplomáticas.

A jornalista e sua equipe, que chegaram a Caracas para cobrir as negociações entre o governo e a oposição venezuelana, puderam finalmente entrar no país após algumas horas de retenção no aeroporto da capital.

Segundo explicou a correspondente, em sua chegada ao aeroporto foi solicitado seu passaporte e depois a entrada no país foi negada.

Fontes do governo venezuelano disseram à Efe que existem requisitos legais para qualquer jornalista que vá cobrir informação no país caribenho, entre eles, um aviso por e-mail com um mínimo de cinco dias de antecedência à viagem e uma carta do diretor ou editor do meio para o qual trabalha.

As mesmas fontes sublinharam que os jornalistas são obrigados a cumprir com as normas legais do país.

Segundo o site o Ministério de Comunicação e Informação (Minci), os profissionais da imprensa estrangeira que viajam para Venezuela, neste caso por algum trabalho especial de curta duração, devem se dirigir ao Consulado da Venezuela em seu país para confirmar os requisitos de permissão de entrada ao país.

O governo da Venezuela e a oposição política iniciaram no domingo um diálogo para resolver a crise, patrocinado pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e o Vaticano.

No diálogo participam o presidente Nicolás Maduro, três delegados do Executivo e quatro representantes da coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD).

O partido opositor Vontade Popular (VP), fundado e liderado pelo preso Leopoldo López, não participa do primeiro encontro formal entre o governo e a oposição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos