Moradores armados enfrentam jihadistas em bairros do leste de Mossul

Bazauia (Iraque), 1 nov (EFE).- Grupos de moradores armados estão enfrentando nesta terça-feira os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) em vários distritos do leste de Mossul, coincidindo com a entrada das tropas iraquianas nos limites da cidade.

Conforme explicou à Agência Efe Abu Mohammed al Musli, um dos dirigentes dos chamados "Cavaleiros de Mossul", grupos de moradores que resistem ao EI no interior da cidade, seus homens estão lutando contra os extremistas nos bairros de Al Uahda, Al Qudis, Al Karama e Al Mizaq,

O EI se retirou "quase totalmente" da região da cidade situada na margem oriental do rio Tigre, que divide Mossul, detalhou Al Musli.

Estes combates coincidem com a entrada das forças iraquianas no bairro de Kukyeli, considerado a porta de entrada ao leste do principal reduto do EI no Iraque.

O chefe das forças antiterroristas iraquianas, Abdelgani al Asadi, disse à Efe anteriormente que suas tropas libertaram nas últimas horas uma parte de Kukyeli e que os jihadistas podem ser expulsos deste bairro ainda hoje.

A cidade periférica de Bazauia já está liberada totalmente. O local, no entanto, parece uma cidade fantasma, com imóveis destruídos e pneus e veículos carbonizados em suas ruas.

Por Bazauia passam reforços militares rumo a Mossul e, de lá, é possível ouvir os disparos procedentes da próxima frente de batalha, como pôde constatar a Efe.

Ontem à noite, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, afirmou que o exército iraquiano está "muito perto" da cidade de Mossul e que o EI só tem a opção de "se render ou morrer".

A grande ofensiva para reconquistar Mossul começou no último dia 17 e, desde então, as forças iraquianas, ao lado de combatentes curdos "peshmerga", vêm avançando sem pausa, pelas frentes leste, norte e sul.

O EI conquistou Mossul em junho de 2014, quando também proclamou um califado nos territórios sob seu controle no Iraque e na vizinha Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos