Governo francês inicia realocação de 1.500 menores do acampamento de Calais

Paris, 2 nov (EFE).- O governo da França iniciou nesta quarta-feira a realocação dos 1.500 menores que vivam no acampamento conhecido como a "selva" de Calais, que já foi desmantelado pelas autoridades francesas e onde foram contabilizados cerca de 6 mil adultos.

Segundo informou à Agência Efe um porta-voz da prefeitura do departamento de Pas-de-Calais, espera-se que os 1.500 menores desacompanhados sejam levados hoje para algum dos mais de 400 centros de acolhimento provisório com a partida de aproximadamente 30 ônibus de Calais, que fica cerca de 300 quilômetros a noroeste de Paris.

As autoridades francesas estudarão agora os casos dos menores, a maioria afegãos, sudaneses e eritreus, pois muitos deles desejam ir para o Reino Unido para se encontrar com seus familiares.

Caso os menores tenham o direito de ir para o Reino Unido, as autoridades francesas negociarão com as britânicas essas transferências.

Até o momento, 274 menores desacompanhados entraram legalmente no Reino Unido, de acordo com o governo francês.

A situação dos 1.500 menores de Calais criou certa tensão entre Paris e Londres depois que a ministra do Interior do Reino Unido, Amber Rudd, alertou que nenhum menor podia ficar sem amparo em território francês.

O governo francês respondeu que tinha cumprido com sua parte e pediu que Londres assumisse seus compromissos.

Uma centena de parlamentares franceses chegou a mandar uma carta a Rudd lembrando ela que as crianças e adolescentes são amparados por duas leis, a de Dublin III (diretiva europeia que promove a reunião familiar) e a aprovada pelo parlamento britânico em abril de 2016 (batizada Lei Dubs por causa de Alf Dubs, o parlamentar que a promoveu).

Em 24 de outubro teve início o desmantelamento do gigantesco acampamento de Calais, e os menores foram enviados para um centro provisório de acolhimento próximo enquanto esperavam pela transferência que ocorreu hoje.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos