Renzi diz que há dinheiro para reconstrução da Itália após terremotos

Roma, 2 nov (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, afirmou nesta quarta-feira que há dinheiro para reconstruir os edifícios destruídos pelos terremotos que desde agosto afetam a região central do país.

"Não será um desafio fácil, não será um desafio breve. Iniciamos uma medida que nos fará superar qualquer dificuldade e reconstruir tudo como era. Na sexta-feira, o conselho de ministros aprovará outro decreto que acelerará os procedimentos, a burocracia. Há dinheiro, também há vontade", disse Renzi ao site "Enews".

As declarações de Renzi ocorrem junto com a sequência dos trabalhos de assistência aos milhares de afetados pelos terremotos dos últimos dias. O mais intenso deles foi registrado no último domingo, com magnitude de 6,5 graus na escala Richter.

Posteriormente, em entrevista à "Rádio24", Renzi reiterou que há dinheiro e que as verbas já constam no plano orçamentário plurianual. Segundo o primeiro-ministro, há "uma margem de 3 bilhões de euros para 2017, que serão 5 ou 6 bilhões em 2018".

Renzi tinha anunciado após o terremoto do último domingo que a Itália reconstruirá as regiões afetadas sem obedecer o limite de déficit público estipulado pela União Europeia (UE). Além disso, o primeiro-ministro afirmou que não haverá altas de impostos para financiar as obras na região central do país.

"Chegou ao fim a época em que no dia seguinte a um terremoto se anunciava um aumento do preço da gasolina e dos cigarros, em que o presidente ia ao local do terremoto três meses depois", afirmou.

O governo da Itália enviou no mês passado à Comissão Europeia (CE) uma projeção de orçamento para 2017. No documento, a previsão do déficit público sobe de 2% para 2,3% do PIB.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos