Coreia do Norte substitui embaixador em Londres após deserção

Seul, 3 nov (EFE).- A Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira que substituiu seu embaixador em Londres, menos de três meses após ser revelada a fuga para a Coreia do Sul do "número dois" da Embaixada, uma das deserções do mais alto nível em anos.

Choe II, que ocupou o posto de conselheiro do regime dos Kim na ONU, será o novo representante da legação diplomática norte-coreana no Reino Unido, informou a agência estatal KCNA, sem oferecer mais detalhes.

A notícia chega depois que em meados de agosto o governo da Coreia do Sul anunciou que o "número dois" da Embaixada da Coreia do Norte em Londres, Thae Yong-ho, tinha desertado a Seul.

Analistas ventilam que esta deserção pode ter sido o motivo da nomeação de Choe em substituição ao anterior embaixador na capital britânica, Hyon Hak-bong.

A fuga de Thae Yong-ho, que teve uma ampla repercussão midiática internacional, foi, segundo o governo sul-coreano, a deserção do mais alto nível de um diplomata nos últimos anos.

O diplomata de 55 anos, cuja função era promover a imagem de seu país no Reino Unido, afirmou ter desertado por se sentir "desgostado com o regime de Kim Jong-un", segundo o Ministério da Unificação de Seul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos