Espanha tem novo ministro das Relações Exteriores e mantém número de pastas

Madri, 3 nov (EFE).- O novo governo da Espanha mantém o número de ministérios, 13, conta com um novo ministro das Relações Exteriores e o mesmo titular da pasta de Economia, agora reforçada com as competências de Indústria, de acordo com a composição anunciada nesta quinta-feira.

O diplomata Alfonso Dastis, que desde 2011 era o Representante Permanente da Espanha para a União Europeia, substitui José Manuel García-Margallo, que deixa o governo liderado por Mariano Rajoy. Por sua vez, Luis de Guindos segue à frente do ministério da Economia, que agrega Indústria e Competitividade.

Entre os novos rostos do gabinete está a "número dois" do Partido Popular, María Dolores de Cospedal, que assume a pasta da Defesa, antes a cargo de Pedro Morenés. Já Soraya Sáenz de Santamaría continua como vice-presidente e ministra da Presidência e para as Administrações Territoriais.

Rajoy despachou hoje com o rei Felipe VI para apresentar a lista do gabinete, que conta com 13 integrantes, além do próprio presidente.

Também se destacam entre as novidades da formação do governo o ex-prefeito de Sevilha Juan Ignacio Zoido, na pasta de Interior, e o atual prefeito de Santander, Íñigo de la Serna, que assumirá a de Fomento. Outras novos ministros são Álvaro Nadal (Energia, Turismo e Agenda Digital) e Dolors Montserrat (Saúde, Serviços Sociais e Igualdade).

Do mandato anterior de Rajoy - que governou de 2011 a 2015 e permaneceu no poder interinamente devido à indefinição no Congresso sobre a posse de um novo governo - permanecem Rafael Catalá (Justiça), Cristóbal Montoro (Fazenda), Íñigo Méndez de Vigo (Educação, Cultura e Esporte), Fátima Báñez (Emprego e Seguridade Social) e Isabel García Tejerina (Agricultura, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente.

No total, o governo espanhol tem seis novos ministros e outros sete da formação anterior liderada por Rajoy.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos