Forças iraquianas tomam controle de dois bairros orientais de Mossul

Erbil (Iraque), 3 nov (EFE).- As forças do Iraque tomaram nesta quinta-feira o controle dos bairros de Kukyeli e Qudis, no leste de Mossul, e se encontram agora perto do distrito de Karama, onde pararam os confrontos com jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI).

O porta-voz das forças antiterroristas iraquianas, Sabah al Numan, disse à Agência Efe que neste momento, o Exército está retirando os explosivos na região de Kukyeli, de onde já tirados 70 artefatos.

Após desativarem os explosivos deixados pelo EI em Kukyeli, as forças iraquianas continuarão com a mesma operação em Qudis, enquanto se reorganizam para atacar Karama, acrescentou a fonte.

Estes avanços aconteceram depois que as forças governamentais entraram há dois dias no bairro de Kukyeli e tomassem a sede da televisão local de Mossul, levando a maioria dos combatentes radicais a sair da parte oriental da cidade.

Além disso, no norte, as forças iraquianas estão se preparando para atacar a cidade de Sa'adah Baliza, vizinha de Mossul, informou à Efe, o chefe de segurança da província de Ninawa, Mohammed al Bayati.

O objetivo é cercar pelo lado sul a cidade de Tel Kief, localizada ao norte de Sa'adah Baliza e já rodeada pelas tropas iraquianas por seus lados norte, leste e oeste, acrescentou o responsável de segurança.

Além disso, o Exército iraquiano recuperou hoje o controle completo da cidade de Abassiya, perto de Sa'adah Baliza, de onde fugiram os terroristas do EI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos