Nazarbayev se reúne com Li Keqiang para fortalecer cooperação entre países

Astana, 3 nov (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, se reuniu nesta quinta-feira a portas fechadas com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, com o objetivo de fortalecer a cooperação comercial, industrial e de conectividade entre ambos os países.

Segundo informou o serviço de imprensa do palácio presidencial cazaque, os líderes discutiram a aplicação dos acordos alcançados entre Cazaquistão e China durante a visita de Nazarbayev ao território chinês em setembro deste ano.

Nazarbayev afirmou que a China é um importante parceiro estratégico e elogiou as relações atualmente mantidas por ambos os países.

Desde a apresentação do projeto de desenvolvimento multinacional "One Belt, One Road" ("um cinto, uma rota") pelo primeiro ministro chinês durante uma visita ao Cazaquistão há três anos, os dois países promoveram ativamente o reajuste de suas estratégias de desenvolvimento.

Ambos chegaram a acordos preliminares sobre 51 projetos de cooperação, com um investimento total de mais de US$ 20 bilhões. "A China é o principal investidor no país", afirmou Nazarbayev.

Li Keqiang expressou agradecimento pelo convite para visitar o Cazaquistão e afirmou que isto "reflete a natureza estratégica e o caráter amistoso das relações entre os países".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos