Paquistão afirma que trata afegã capa da "National Geographic" com humanidade

Islamabad, 3 nov (EFE).- O governo do Paquistão afirmou nesta quinta-feira que está tratando com "humanidade" Sharbat Gula, a afegã imortalizada em uma capa da revista "National Geographic" e que foi hospitalizada ontem à noite, e ressaltou que a refugiada cometeu um crime e que está sendo submetida ao processo legal correspondente.

"Ela violou as leis do país. Estamos tratando ela com humanidade e, de fato, ontem à noite foi hospitalizada e está recebendo todos os tratamentos necessários", disse o porta-voz de Relações Exteriores paquistanês, Nafees Zakaria, em entrevista coletiva em Islamabad.

Zakaria indicou que não foram cometidos "atos cruéis" contra a acusada, que sofre de hepatite C, e que as autoridades apenas estão seguindo o procedimento legal estabelecido.

Sharbat Gula foi detida em 26 de outubro por supostamente obter documentos de identidade paquistaneses para ela e dois de seus filhos após subornar três funcionários, e poderia ser condenada a 14 anos de prisão.

O fotógrafo americano Steve McCurry imortalizou a afegã em 1984, quando ela tinha 12 anos, em um campo de refugiados na cidade paquistanesa de Peshawar, no noroeste do país, uma fotografia que seria publicada um ano depois e que se transformou em uma das imagens mais famosas do século XX.

A refugiada foi transferida ontem à noite para um hospital em Peshawar por causa da hepatite C, disse à Agência Efe Fayaz Khan, diretor-adjunto da Prisão Central, onde ela estava presa.

"Não sei quanto tempo vai durar o tratamento, mas continuará até que ela se sinta melhor", afirmou a fonte.

Um dos advogados da mulher de 44 anos, Mohsin Dawar, disse à Efe que um recurso será apresentado amanhã no Alto Tribunal de Peshawar contra a decisão de uma corte que há dois dias rejeitou seu pedido de liberdade condicional.

O embaixador do Afeganistão em Islamabad, Omar Zakhilwal, disse que ficou "decepcionado" com a decisão do tribunal e que pedirá a intervenção do primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, no assunto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos