Explosão mata 18 durante passagem de caravana de deslocados no Iraque

Bagdá, 4 nov (EFE).- Pelo menos 18 civis morreram e cinco policiais ficaram feridos nesta sexta-feira devido à explosão de uma bomba durante a passagem de uma caravana que levava pessoas deslocadas perto da cidade de Tikrit, no Iraque, informou à Agência Efe uma fonte dos serviços de segurança locais.

Os deslocados procediam da região de Al Hawiya, onde estão ocorrendo combates entre as forças iraquianas e combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), e deixaram suas casas devido a este conflito. Eles eram escoltados pela polícia, nas proximidade dos montes Al Hamarin, quando aconteceu a explosão.

A fonte apontou o EI como autor da explosão, depois que a organização extremista realizou hoje mesmo um ataque em Al Shirkat, a 110 quilômetros ao norte de Tikrit e último reduto jihadista na província de Saladino.

Os ataques coincidem com as derrotas que os combatentes radicais estão sofrendo para as forças governamentais dentro da ofensiva de Mossul, que começou no dia 17 de outubro, com o objetivo de retomar do EI o controle de seu principal reduto no Iraque.

Em setembro, nove civis morreram e outros 23 ficaram feridos em um duplo atentado suicida com carro-bomba cometido supostamente pelo EI contra os principais comandantes das forças de segurança de Tikrit.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos