Forças antiterroristas iraquianas entram em bairros orientais de Mossul

Erbil (Iraque), 4 nov (EFE).- As forças antiterroristas iraquianas entraram nesta sexta-feira em quatro bairros da parte oriental da cidade de Mossul, dentro da operação para expulsar os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) de seu principal reduto no Iraque.

O comandante das forças especiais, general Abdel-Amir Rashid Yarala, disse em comunicado que uma força numerosa entrou nos bairros de Al Samah, Al Jadraa, Al Qudis e Al Karama, no leste de Mossul.

A nota afirma que as forças iraquianas içaram a bandeira em alguns prédios desses distritos, mas os violentos confrontos com os combatentes do EI continuam.

Além disso, Yarala destacou que os jihadistas sofreram perdas nos confrontos com as forças iraquianas e afirmou que estas se dispõem a tomar o controle dos quatro bairros "nas próximas horas".

As forças governamentais entraram na cidade de Mossul na terça-feira passada, no bairro de Kukyeli, situado no extremo leste da cidadão.

Após assegurar suas posições nessa área, ficaram no começo de Al Qudis, no qual entraram nos últimos dias, mas até hoje não tinham lançado um ataque definitivo para tomar seu controle.

Enquanto isso, esta manhã as tropas atacaram os bairros de Al Intisar, no sudeste, e Al Salam, no sul, onde há grandes bases da organização extremista, que controla Mossul desde junho de 2014.

A campanha militar para expulsar o EI de Mossul e os territórios que ainda controla na província de Ninawa foi lançada no último dia 17 de Outubro pelas tropas iraquianas e as curdas "peshmergas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos