Jihadistas posicionam suicidas menores de idade em bairros do leste de Mossul

Erbil (Iraque), 4 nov (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) posicionou crianças e adolescentes suicidas nos bairros do leste da cidade de Mossul para atacar as tropas iraquianas que estão avançado nesse setor do reduto jihadista, informou à Agência Efe uma fonte de dentro da cidade.

Um dos dirigentes dos chamados cavaleiros de Mossul, grupos de moradores armados que resistem ao EI no interior da cidade, Mohammed al Musli, disse à Efe por telefone que esses menores não passam de 15 anos de idade.

Os combatentes, que o EI denomina "filhos do califado", estão escondidos dentro de casas localizadas nas ruas secundárias, enquanto os radicais de mais idade desapareceram totalmente das principais avenidas de Mossul, detalhou.

"O EI preparou estes menores como (terroristas) suicidas para atacar as tropas iraquianas quando entrarem nos bairros do leste de Mossul", afirmou Musli.

A maioria deles estão posicionados perto dos bairros sobre os quais as tropas iraquianas começaram a avançar hoje: Al Samah, Al Qudis, Al Karama e Al Jadraa.

Musli afirmou que o "Daesh" (acrônimo árabe do EI) retirou todas as famílias de seus membros do setor oriental a oeste da cidade, já que a organização extremista está convencida de que em breve perderá o controle da área.

Por isso, já não restam casas vazias no oeste, porque todas foram alugadas pelas famílias do EI, que prefere se situar nessa região, mais que permanece menos cercada por enquanto.

Além disso, Musli afirmou que o setor oeste de Mossul contém um maior número de habitantes, entre os quais os jihadistas têm intenção de se proteger ou usá-los como escudos humanos.

A campanha militar para expulsar o EI da cidade e dos territórios que ainda controla na província de Ninawa, foi iniciada no último dia 17 de outubro por tropas iraquianas e curdas "peshmergas", enquanto milícias xiitas da "Multidão Popular" se somaram esta semana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos