Estado Islâmico foi responsável por atentado em Diarbaquir, diz agência

Cairo, 5 nov (EFE).- A agência de notícias digital "Amaq", filiada aos jihadistas, informou neste sábado que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) foi o responsável pelo atentado de ontem com um carro-bomba em Diarbaquir no sudoeste da Turquia, onde morreram nove pessoas.

Em mensagem divulgada através do Twitter, a agência afirmou que combatentes do EI explodiram um carro-bomba em frente à uma sede da polícia desta cidade.

A Amaq não divulgou mais detalhes do ataque, que aconteceu ontem, às 7h53 (hora local) em um bairro periférico de Diarbaquir, onde uma caminhonete carregada com uma tonelada de explosivos foi detonada perto de um quartel das forças especiais da polícia, segundo as autoridades locais.

O gabinete do governador provincial atribuiu o ataque ao PKK, a guerrilha curda, que utiliza com frequência a tática de lançar carros-bomba contra edifícios ou comboios de viaturas policiais nas províncias do sudeste.

Doze deputados do Partido Democrático dos Povos (HDP), partido de esquerda pró-curda da Turquia, foram detidos ontem por supostos vínculos com o proscrito Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos