Forças iraquianas entram em importante cidade ao sul de Mossul

Erbil (Iraque), 5 nov (EFE).- Unidades do exército e da polícia do Iraque entraram na localidade de Hamam al Alil, localizada ao sul de Mossul, o principal reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no Iraque, informou neste sábado à Agência Efe o comandante das forças especiais.

O general Abdul Amir Rasheed Jarallah detalhou que a operação foi lançada esta manhã em três frentes e que, neste momento, as tropas governamentais estão enfrentando os jihadistas no interior da população.

Hamam al Alil é o principal núcleo urbano da comarca que leva o mesmo nome, localizada 25 quilômetros ao sul de Mossul.

A área é um reduto dos jihadistas, que na semana passada executaram ali mais de 200 civis, conforme denunciaram o parlamento iraquiano e a ONU.

Além disso, dezenas de antigos integrantes do exército e da polícia iraquianos foram assassinados na região pelo EI.

A ONU, por sua vez, relatou esta semana que os extremistas tentaram levar 25 mil civis dessa comarca até Mossul, para usá-los como escudos humanos no interior da cidade, diante do avanço das forças iraquianas sobre a mesma.

Os veículos nos quais os civis estavam sendo transportados não conseguiram chegar ao seu destino, pois os aviões da coalizão internacional antijihadista sobrevoavam a região e os obrigaram a retornar a Hammam al Ali, segundo as Nações Unidas.

As tropas iraquianas e os combatentes curdos "peshmerga" começaram no dia 17 de outubro a campanha militar para expulsar o EI de Mossul e dos territórios que o grupo ainda controla na província de Ninawa, da qual a cidade é sua capital.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos