Chineses acreditam que Trump ou Hillary serão melhores que Obama

Pequim, 6 nov (EFE).- Os cidadãos chineses acreditam que tanto a candidata do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, como do Republicano, Donald Trump, serão melhores que o atual presidente, Barack Obama, na gestão de conflitos entre Pequim e Washington.

Assim refletem os dados de uma pesquisa que começou a ser publicada este fim de semana pelo jornal "South China Morning Post", de forma prévia ao pleito presidencial que acontece nos EUA no dia 8 de novembro.

Em uma primeira antecipação, o periódico destacou que 76% dos asiáticos - 61% de chineses - votaria em hillary, com base em perguntas a quase 4.000 pessoas de China, Japão, Filipinas, Cingapura, Indonésia e Coreia do Sul.

O estudo, realizado pela firma Blackbox Research, mostra que os chineses são mais otimistas sobre o futuro desenvolvimento das relações sino-americanos que seus vizinhos do continente, apesar das frequentes disputas entre ambas as potências.

Das 1.500 pessoas entrevistadas em cidades de primeiro e segundo nível da China, cerca de 36% considerou que a atual relação bilateral China-EUA é "excelente", dando a ela oito pontos de uma escala de dez, o que difere muito dos resultados obtidos em outros países, como Coreia do Sul, onde apenas 5% avaliou os laços com seu país como "bons".

Mais da metade dos chineses opinou que Trump administraria melhor que Obama os seguintes conflitos ou áreas de trabalho: disputas no mar da China Meridional (54%), cooperação em matéria de cibersegurança (59%), comércio bilateral (57%) e situação na península coreana (52%).

A poucos dias da eleição americana, 52% de cidadãos do país asiático avalia Hillary como a melhor opção para fortalecer a relação com os EUA, contra 48% que apostaria nesse caso no desconhecido empresário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos