EUA e Turquia debatem ofensiva contra terroristas em Mossul e Raqqa

Ancara, 6 nov (EFE).- O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, Joseph Dunford, se reuniu neste domingo em Ancara com seu colega turco, Hulusi Akar, para conversar sobre a ofensiva que pretende tirar o grupo terroristas Estado Islâmico (EI) da cidade iraquiana de Mossul e da síria de Al Raqqa.

Conforme comunicado do Exército turco, ambos falaram sobre as operações contra os jihadistas na Síria e no Iraque e concordaram em cooperar na luta contra o terrorismo e em manter a união territorial desses Estados.

"Foi destacado mais uma vez a importância da integridade territorial da Síria e do Iraque e a luta conjunta contra o terrorismo", indica o comunicado.

A visita de Dunford a Ancara, que não tinha sido anunciada, acontece exatamente quando as Forças da Síria Democrática (SDF/YPG), uma aliança armada curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos, anunciaram o início de uma ofensiva para expulsar os jihadistas da cidade de Al Raqqa, capital de seu "califado".

Facções sírias aliadas da Turquia no passado atacaram as Forças da Síria Democrática, que têm como principal grupo a milícia curdo-síria YPG, considera pelo governo em Ancara filial síria do grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), ativo em território turco. Os militares turcos lançaram no final de agosto a operação "Escudo do Eufrates", junto a facções rebeldes sírias, e enfrentam o EI no norte da Síria, onde também atacaram às milícias curdo-sírias.

O objetivo desta operação, segundo declarou o governo turco, é afastar o EI de suas fronteiras e evitar que as milícias curdo-sírias consigam controlar uma faixa territorial contínua ao longo do norte da Síria. No comunicado, o Exército informou que Dunford e Akar falaram sobre as atividades das YPG na Síria e no Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos