Exército iraquiano lança ofensiva contra locais estratégicos perto de Mossul

Erbil (Iraque), 6 nov (EFE).- As forças de segurança do Iraque lançaram neste domingo uma ofensiva para expulsar o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) dos povoados estratégicos de Al Sa'adah e Al Baauiza, situados ao norte de Mossul, informou à Agência Efe o chefe do exército iraquiano, Riad Jalal Tawfiq.

O responsável militar esclareceu que as forças iraquianas iniciaram a ofensiva com intensos ataques de artilharia e bombardeios aéreos contra o EI, que foram seguidos por um ataque terrestre contra ambas as populações.

Tawfiq detalhou que uma brigada da divisão 16 do exército iraquiano está preparada para entrar em Al Sa'adah e Al Baauiza nas próximas horas.

Na ofensiva, as forças iraquianas destruíram dois tanques do EI.

A reconquista dos povoados citados é de extrema importância pois os mesmos representam uma nova porta de entrada para a luta contra os jihadistas nos bairros orientais de Mossul, o principal reduto do EI no Iraque e onde as tropas iraquianas entraram na semana passada.

Além disso, sua libertação representaria o isolamento da cidade de Telkif, que também é controlada pelos extremistas armados e situada dez quilômetros ao norte de Mossul, que é a capital da província de Ninawa.

Tawfiq acrescentou que os enfrentamentos entre os jihadistas e as forças iraquianas continuam até este momento.

As tropas iraquianas assumiram na manhã de hoje o controle de Al Salahiya e Dor al Mashariq, principais populações da comarca de Hamam al Alil, e situadas cerca de 15 quilômetros ao sul de Mossul, após uma noite de enfrentamentos contra o EI.

As tropas iraquianas e os combatentes curdos "peshmerga" expulsaram o EI de dezenas de localidades e amplos territórios na província de Ninawa desde que iniciaram sua ofensiva no último dia 17 de outubro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos