Pentágono celebra início da ofensiva sobre reduto do EI na Síria

Washington, 6 nov (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, comemorou o anúncio as Forças Democráticas da Síria (SDF/YPG) iniciaram neste domingo à ofensiva para retomar o controle de Al Raqqa, o principal reduto do Estado Islâmico (EI) na Síria.

Em comunicado, Carter disse estar feliz com o fato de que as SDF/YPG, aliadas do governo americano, tenham conseguido começar a operação para libertar Al Raqqa do "controle bárbaro do EI".

"Os esforços para isolar e, finalmente, libertar Al Raqqa marcam próximo passo em nosso plano de campanha da coalizão", explicou Carter, que recentemente disse que o início da ofensiva sobre a cidade as margens do Rio Eufrates era iminente.

A ofensiva, protagonizada por um grupo curdo-árabe, teve início pouco depois de as Forças Armadas do Iraque, peshmergas e milícias tribais começarem a avançar rumo a Mossul, o grande forte do EI no Iraque.

"Como em Mossul, a luta não será fácil e temos um duro trabalho pela frente, mas é necessário acabar com as aspirações fictícias do califado do EI e acabar com a capacidade do grupo de fazer ataques terroristas contra os Estados Unidos e seus aliados", afirmou Carter.

Na Síria, os Estados Unidos auxiliam seus aliados com bombardeios aéreos e enviaram mais de 200 membros das Forças Especiais para treinar facções locais, opostas tanto ao EI quanto ao governo de Bashar al Assad.

O comando geral das SDF/YPG publicou um comunicado e um vídeo em sua página oficial do Facebook no qual uma das combatentes lê o texto, antes mesmo de o governo em Washington anunciar qualquer operação.

Na ofensiva, denominada "Ira do Eufrates", participam as Forças da Síria Democrática - formadas por árabes, curdos e turcomanos - em coordenação com as Unidades de Proteção do Povo (YPG, sigla em curdo), as Unidades de Defesa da Mulher (YPJ) e a aliança internacional liderada pelos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos