Primeira procuradora-geral dos Estados Unidos, Janet Reno morre aos 78 anos

(Corrige segundo parágrafo)

Washington, 7 nov (EFE).- A primeira procuradora-geral dos Estados Unidos Janet Reno morreu na madrugada desta segunda-feira aos 78 anos em decorrência do Mal de Parkinson, doença com a qual foi diagnosticada há 20 anos, segundo informou sua irmã Maggy Hurchalla citada pela emissora "CNN".

Reno, a primeira mulher que ocupou a Procuradoria Geral nos Estados Unidos, entre 1993 e 2001 durante o mandato de Bill Clinton, enfrentou casos importantes de terrorismo como o de "Unabomber",como é conhecido o terrorista Ted Kaczynski, e o do massacre de Oklahoma de 1995, pelo que foram condenados Timothy Mcveigh e Terry Nichols.

Também foi muito relevante o caso de Omar Abdel Rahman, acusado pelo atentado de 1993 no World Trade Center de Nova York.

Entre os assuntos mais controversos também sobressaem o massacre do rancho Waco no Texas, na qual morreram 80 membros da seita davidiana, assim como o da criança Elián González, cuja casa em Miami foi invadida em 2000 pela polícia para poder entregá-lo a seu pai em Cuba.

Em 2002, Reno se apresentou como aspirante ao governo da Flórida, mas não superou as primárias democratas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos