Últimas pesquisas seguem mostrando que Trump é incapaz de superar teto de 43%

Washington, 7 nov (EFE).- As últimas pesquisas de intenção de voto em todos os Estados Unidos mantêm a vantagem de entre três e quatro pontos da candidata presidencial democrata, Hillary Clinton, sobre seu rival republicano, Donald Trump, que não consegue superar seu teto de 43%.

Na véspera das eleições gerais, Hillary mantém uma vantagem de quatro pontos sobre Trump em nível nacional, segundo o último levantamento da emissora "CBS News" realizado entre os dias 2 e 6 de novembro.

A ex-secretária de Estado conta com 45% das intenções de voto entre os americanos que declararam que pretendem comparecer às urnas, enquanto Trump soma 41%.

Outra pesquisa divulgada hoje pelo site "Bloomberg Politics", realizada entre 4 e 5 de novembro, mostra 44% das intenções de voto em favor da ex-primeira-dama, contra 41% de Trump, enquanto as opções somadas dos candidatos presidenciais Libertários e Verdes não superam os 6%.

Já o último levantamento do jornal "The Washington Post" amplia para 43% as intenções de voto em favor do magnata nova-iorquino, enquanto Hillary mantém uma vantagem de quatro pontos com 47% de apoio dos eleitores.

O elemento-chave dessas pesquisas, que não levam em conta o peso específico dos estados no sistema de Colégio Eleitoral, é a incapacidade de Trump de superar o limite de 43% das intenções de voto, o que indica que o magnata segue sem ser capaz de ampliar seu apoio entre indecisos, independentes e minorias.

No entanto, Trump mantém seu forte apoio entre os eleitores brancos e de nível educativo médio, mas, mesmo assim, continua sem ser capaz de expandir sua base e será muito difícil chegar a 45% em nível nacional e vencer em estados-chave ('swing states'), especialmente os mais diversos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos