Kaine vota na Virgínia inspirado por experiência de missionário em Honduras

Washington, 8 nov (EFE).- O candidato democrata à vice-presidência dos Estados Unidos, Tim Kaine, votou nesta terça-feira na Virgínia, inspirado por sua própria experiência como missionário em Honduras, em 1980, quando o país saía de uma ditadura militar, o que o fez avaliar sobre a oportunidade que os americanos tinham de poder escolher seus líderes.

O companheiro de chapa de Hillary Clinton chegou ao local de votação em Richmond antes das 6h locais (9h em Brasília), acompanhado de sua esposa, Anne Holton, e relatou aos jornalistas a história de sua passagem em Honduras como missionário em 1980, em plena transição à democracia no país.

"Falei muito nessa campanha sobre o ano em que estive em Honduras. Tinha 22 anos e era um eleitor mais ou menos constante, nem sempre votava. E viver em um país onde as pessoas não podiam votar, e que rezavam pelo dia em que pudessem fazê-lo, realmente me fez ver a importância disso", explicou Kaine.

O atual senador transformou a experiência em Honduras em um grande interesse pela América Latina durante a campanha. Kaine fez dois discursos integralmente em espanhol em duas oportunidades, uma em uma igreja da Flórida e outro em um comício no Arizona.

Kaine foi às urnas antes de Hillary, que votou pouco depois em Chappaqua, no estado de Nova York. O candidato a vice-presidente queria ser o primeiro de sua seção, mas foi "vencido" por uma mulher de 99 anos, que chegou antes do democrata.

"Parece que tenho que me acostumar a ser o número dois", brincou Kaine em sua conta oficial no Twitter, uma mensagem acompanhada de uma foto do candidato com a mulher, identificada como Minerva Tupin.

O candidato republicano à vice-presidência, Mike Pence, também votou em seu estado natal, Indiana, após um passeio matutino de bicicleta com sua esposa, Karen, explicou através do Twitter.

Ambos querem substituir o atual vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que votou em uma escola de Wilmington, no estado de Delaware, junto de sua esposa, Jill.

Já o presidente Barack Obama, que votou antecipadamente em Chicago há um mês, se dedicou a sua própria tradição eleitoral: uma partida de basquete com amigos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos