Líder estoniano rejeita renunciar e será submetido a moção de confiança

Riga, 8 nov (EFE).- O primeiro-ministro da Estônia, Taavi Roivas, rejeitou nesta terça-feira renunciar depois que os dois partidos que faziam parte da coalizão tripartida de governo abandonaram ontem o executivo e pediram que ele deixasse o cargo, e agora se submeterá amanhã a uma moção de confiança no parlamento.

Roivas, do liberal Partido Reformista, informou aos veículos de imprensa estonianos que enfrentará a moção de confiança apresentada pela oposição no Riigikogu (câmara baixa).

O Partido Reformista conta com o maior grupo parlamentar da câmara, com 30 cadeiras das 101 que conformam o Riigikogu, e teve representação ministerial em governos de coalizão da república báltica desde meados dos anos 90.

Ontem, o Partido Social-Democrata, com 15 cadeiras, anunciou que abandonava a coalizão de governo formada há um ano e meio, da mesma forma que o segundo parceiro, os conservadores do Pro Patria e Res Publica, com 14 parlamentares.

Os social-democratas reprovaram o fato de Roivas rejeitar diminuir os impostos para os contribuintes com menos ingressos e aumentar os salários dos professores.

Segundo a TV pública estônia, Pro Patria e Res Pública (IRL) denunciaram a falta de confiança entre os membros de coalizão, motivo que os levou a reivindicar a saída de Roivas.

Juri Ratas, líder do opositor Partido Centrista, de centro-esquerda, é citado na imprensa local como possível novo primeiro-ministro à frente de uma nova coalizão depois que sua formação foi descartada como possível parceiro após as eleições de março de 2015.

O Partido Centrista, segunda força nesse pleito e com 27 cadeiras no parlamento, esteve na oposição desde 1999 e é considerado o representante da minoria russa do país (uma quarta parte dos 1,1 milhão de habitantes).

Pouco depois que Roivas anunciou que não ia renunciar, um porta-voz social-democrata avançou que a formação votaria contra o primeiro-ministro na moção de confiança parlamentar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos