Obama aposta que eleitores vão "rejeitar o medo e eleger a esperança"

Filadélfia (EUA), 7 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apostou na segunda-feira que os eleitores, nas eleições desta terça, "rejeitarão o medo e vão eleger a esperança", ao apresentar a candidata democrata, Hillary Clinton, uma "lutadora" e "patriota", como sua sucessora na Casa Branca.

"Aposto que os homens em todo o país não terão problema em votar no melhor candidato, que resulta em ser uma mulher", afirmou Obama, durante um grande comício na Filadélfia em apoio a Hillary Clinton.

Além disso, o presidente disse estar confiante em que os jovens votarão nesta terça-feira, porque seu futuro "está em jogo" nestas eleições, e que os afro-americanos escolham o próximo presidente não pela cor de sua pele, mas por suas aptidões.

"Em 2008 eu tive uma chance", quando era "um homem magro com um nome engraçado", lembrou Obama.

Em sua opinião, os cidadãos não têm que comparecer às urnas "contra" alguém, pois há uma pessoa "extraordinária" em que eles podem votar e ela é Hillary Clinton.

"Ela vai trabalhar" e "não somente ficar tuitando", enfatizou Obama, em alusão ao candidato republicano, Donald Trump.

Obama também denunciou os "ataques ferozes" que sofreu sua ex-secretária de Estado durante uma longa campanha contra seu rival republicano, cheia de "barulho" e "distração".

O presidente pediu ao público para lembrar, que enquanto Hillary foi senadora ou quando atuou como sua secretária de Estado, gozava de grande popularidade, inclusive entre os republicanos, que então consideraram "impressionante" seu trabalho como chefe da diplomacia americana.

"Estou de acordo com os republicanos", disse Obama, ressaltando que a candidata democrata foi objeto de "um dois pesos e duas medidas" na hora de avaliar sua competência pelo fato de ser mulher. EFE

mb-rg/phg

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos