Rebeldes sul-sudaneses libertam 25 trabalhadores humanitários quenianos

Juba, 8 nov (EFE).- A oposição armada sul-sudanesa libertou nesta terça-feira 25 trabalhadores humanitários de nacionalidade queniana que tinham sido capturados em resposta à expulsão, na terça-feira, de um comandante do alto escalão dos rebeldes do Quênia para o Sudão do Sul.

O porta-voz militar da oposição, William Gatjiah Deng, informou em comunicado que os quenianos foram libertados por ordens de Riek Machar, o líder rebelde e ex-vice-presidente do país.

"Nós os capturamos na região de Akobo, no leste do país, em resposta à expulsão por parte das autoridades quenianas de nosso porta-voz, James Qedit, que foi mandado para Juba", explicou Deng.

Uma vez entregue ao Sudão do Sul, as autoridades procederam com a detenção de Qedit.

"Nós não desejávamos que eles (os trabalhadores quenianos) estivessem nas áreas que nós controlamos, pois agora são inimigos", indicou Deng.

No entanto, o porta-voz afirmou que Machar considerou que os cidadãos do Quênia não têm nada a ver com o enfrentamento entre a oposição armada sul-sudanesa e o governo queniano pela expulsão de Qedit.

As autoridades quenianas detiveram Qedit e o expulsaram depois que ele divulgou um comunicado de apoio à destituição do comandante queniano dos boinas azuis que integram a missão de paz da ONU no Sudão do Sul.

O comandante foi destituído em 2 de novembro pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, depois que um relatório denunciou sua negligência na proteção dos civis durante os enfrentamentos de julho, quando mais de 200 pessoas morreram.

Esses enfrentamentos explodiram apesar das partes em conflito terem assinado um acordo de paz em agosto de 2015 para pôr fim à guerra iniciada em dezembro de 2013, quando o presidente, Salva Kiir, denunciou uma tentativa de golpe de Estado liderado por Machar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos