Trump ganha maioria dos votos em três territórios após votação à meia-noite

Washington, 8 nov (EFE).- O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, ganhou a maioria dos votos dos três territórios do estado de New Hampshire que votaram por volta da meia-noite (hora local), embora sua rival, a democrata Hillary Clinton, tenha vencido em duas destas três entidades locais.

No total, Trump teve 32 votos, Hillary, 25; o libertário Gary Johnson, 4 e outros cinco foram para os diferentes candidatos que não participam na corrida, mas que os moradores incluíram em suas cédulas através do método do "write-in".

Como é tradição, os moradores destes três povoados se reuniram a meia-noite, votaram e poucos minutos depois fecharam as urnas para se transformar nos primeiros a responder ao grande evento onde o povo americano decide quem ocupará durante quatro anos a Casa Branca e selecionará parte do Congresso.

Como era prevista, a disputa em Hart's Location, o único dos três territórios com título de município, esteve apertada: Hillary Clinton conseguiu a vitória com 17 votos, contra 14 de Trump e as três conseguidas por Johnson, um ex-governador republicano que aspira à presidência como candidato do Partido Libertário.

Além disso, o rival de Hillary nas primárias, o senador Bernie Sanders, e o oponente do republicano, John Kasich, conseguiram dois e um voto, respectivamente, graças ao método do "write-in", que permite aos americanos optar por um candidato que não esteja com seu nome na cédula.

Em Dixville Notch, a democrata conseguiu quatro votos contra dois de Donald Trump, um de Johnson e outro que ganhou o candidato presidencial republicano em 2012, Mitt Romney, outro "write-in".

Por último, em Millsfield, Trump conquistou 16 votos que lhe deram a vitória, contra quatro votos de Hillary, quem viu Sanders roubar uma cédula.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos