Afeganistão felicita Trump e acredita em maior cooperação com os EUA

Cabul, 9 nov (EFE).- O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, parabenizou nesta quarta-feira o republicano Donald Trump por seu triunfo nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e manifestou sua confiança em continuar aumentando a cooperação de seu país com Washington, que mantém cerca de 10 mil soldados em território afegão em trabalhos de combate ao terrorismo e assessoria.

"O governo afegão espera que, com uma cooperação próxima com o novo presidente dos Estados Unidos, as relações entre os dois países se desenvolverão mais que no passado em benefício das duas nações", disse Gani em comunicado divulgado pela presidência afegã.

O governante lembrou que os Estados Unidos são um aliado estratégico e importante do governo e do povo afegãos "em sua luta contra o terrorismo e no desenvolvimento" do país asiático.

O chefe do Executivo afegão, Abdullah Abdullah, também parabenizou Trump, através de uma mensagem postada no Twitter.

"O Afeganistão espera um aumento da cooperação conjunta com a nova Administração" de Donald Trump, disse Abdullah.

O chefe do Executivo afegão também expressou seus "melhores desejos" à candidata perdedora, Hillary Clinton.

Os Estados Unidos mantêm 9.800 soldados no Afeganistão, como parte de um contingente que o presidente Barack Obama tentou reduzir ao lango dos últimos anos, mas a intensificação do conflito alterou esses planos e Washington se comprometeu a manter 8.400 efetivos a partir de janeiro do ano que vem.

As tropas americanas são o único contingente estrangeiro de combate que permanece no Afeganistão depois que a Otan decidiu acabar com sua missão no final de 2014 e substituí-la por outra de capacitação e assistência às tropas afegãs.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos