Biden oferece ajuda a Pence para transferência da vice-presidência dos EUA

Washington, 9 nov (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, felicitou nesta quarta-feira seu sucessor eleito, o republicano Mike Pence, pela vitória nas eleições e se ofereceu para ajudá-lo a fim de assegurar uma transferência de poderes "suave" na vice-presidência do país.

Em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, informou que Biden e sua esposa, Jill, conversaram por telefone hoje de manhã com Pence, governador de Indiana.

"Biden se ofereceu para ajudar a responder qualquer pergunta que o casal Pence possa ter para assegurar-se que o cargo de vice-presidente será entregue a Pence da mesma forma suave e gentil que foi recebido pelos Biden", detalhou Earnest em sua nota.

Durante a conversa, Biden destacou sua "admiração" por Pence e sua mulher, Jill, expressou seu desejo de que Pence e sua esposa, Karen, possam desfrutar da "viagem" da vice-presidência tanto quanto ela e seu marido a aproveitaram durante estes últimos oito anos.

Por último e sem especificar a data, Biden convidou o casal para jantar no Observatório Naval de Washington, a residência dos vice-presidentes dos EUA, a fim de "fazer a transição a seu novo lar tão suave quanto for possível".

Hoje mesmo Biden também ligou para o senador Tim Kaine, o companheiro de chapa da candidata presidencial democrata, Hillary Clinton, que viu frustrado seu sonho da Casa Branca devido à inesperada vitória de seu rival, Donald Trump, já presidente eleito dos EUA.

Na conversa, Biden parabenizou Kaine e sua mulher, Anne Holton, por seu trabalho em uma campanha tão dura.

"O vice-presidente expressou seu orgulho pelo papel que o senador Kaine exerceu na campanha e sua crença que o senador Kaine seguirá fazendo a diferença no Senado dos Estados Unidos", disse Earnest em sua nota.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também se comprometeu hoje a impulsionar uma "transição pacífica" de poder apesar das diferenças que lhe separam de Trump, a quem receberá nesta quinta-feira na Casa Branca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos