Cidade eslovena de Melania recebe vitória de Trump com alegria e orgulho

Vesna Bernardic.

Zagreb, 9 nov EFE).- A milhares de quilômetros dos Estados Unidos, a pequena cidade eslovena de Sevnica festejou nesta quarta-feira o triunfo de Donald Trump e se mostrou orgulhosa de que sua antiga moradora, Melania, seja a futura primeira-dama do país mais poderoso do mundo.

"Em Sevnica estamos muito contentes que uma mulher daqui, Melanija Knavs, tenha chegado a ser primeira-dama dos EUA. Essa notícia ressoou realmente de forma muito positiva em Sevnica. Nas ruas se vê que o povo está contente", declarou à Agência Efe o prefeito desta cidade eslovena, Srecko Ocvirk.

Melania Trump, de 46 anos, é natural de Sevnica, uma pequena cidade industrial de 5.000 moradores situada no leste da Eslovênia, uma república centro-europeia de dois milhões de habitantes.

Em Sevnica terminou o colégio e depois seguiu sua formação na escola secundária de desenho industrial da capital, Liubliana, onde começou seus primeiros trabalhos como modelo.

Quando ainda estava na Eslovênia, Melania mudou seu sobrenome de Knavs para Knauss.

Em 1988 começou sua carreira de modelo em Milão e Paris, e se mudou para Nova York em 1996. Cinco anos mais tarde obteve a residência permanente e em 2006 se naturalizou americana.

O prefeito de Sevnica lembrou que a cidade celebra nesta semana sua festa local e agora aproveitará também a ocasião para festejar a vitória dos Trump, que, segundo avaliou, "é muito importante para Sevnica".

Ocvirk, aliás, se mostrou convencido que Melania contribuiu decisivamente para o triunfo de Donald Trump. "O apoio da esposa é decisivo", opinou.

O prefeito comentou que o povo de Sevnica é grato a Melania, principalmente, por ter contribuído com sua boa presença para que este lugar e a Eslovênia sejam conhecidos e reconhecidos no mundo.

"O mais importante é que Melania tenha representado, através de sua imagem nos veículos de comunicação, Sevnica e a Eslovênia no mundo, sobretudo nos EUA", disse.

Ocvirk espera agora que os Trump visitem a Eslovênia e Sevnica, e acredita, além disso, que sua vitória contribuirá para um aumento das visitas de turistas estrangeiros.

Donald Trump nunca visitou o lugar em que sua esposa passou toda sua infância e só esteve na Eslovênia uma vez, durante várias horas, no turístico lago de Bled.

Foi em 2004, para pedir a mão de Melania, e o hotel Grand Toplice Bled, em que Trump e os Knavs almoçaram, ostenta em sua vitrine de hóspedes célebres uma foto do encontro.

Em Sevnica já se sentem hoje algumas mudanças. No centro da cidade foi içada uma grande bandeira dos EUA para celebrar o fato de que Melania Trump seja a futura primeira-dama. A alegria pelo triunfo chegou inclusive a batizar uma sobremesa em um restaurante local.

Segundo confirmou à Efe um de seus garçons, a pizzaria Rondo oferece em seu menu, por ocasião da vitória dos Trump, um doce especial, "Melania", feito de nata, morangos, mascarpone, iogurte, bolo e açúcar.

Por sua vez, Tadej, um cidadão de Sevnica, comentou para a televisão pública "TvSlo" que o fato de que a primeira-dama dos EUA seja de Sevnica é um grande honra para o lugar.

Outro morador da cidade, Peter, considerou que, graças a Melania, a Eslovênia será mais conhecida no mundo.

Mas também há pessoas que pouco se importam com o fato de que a próxima primeira-dama americana tenha nascido e passado sua infância ali.

"Sinceramente, para mim tanto faz. O fato de ela ser primeira-dama não influencia em nada na vida de gente comum como eu", declarou Elion à Efe.

Já o primeiro-ministro esloveno, Miro Cerar, felicitou Donald Trump por sua vitória e declarou que lhe alegrava que "a Eslovênia, de alguma forma, ocupou o posto de primeira-dama dos EUA", segundo informou a agência de notícias eslovena "STA".

Além disso, comentou que, graças à origem da primeira-dama, Donald Trump estará melhor informado sobre os eventos na Eslovênia. EFE

vb/rsd

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos