Com vantagem mínima, Hillary vence no estado-chave da Virgínia

Washington, 8 nov (EFE).- A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, conquistou nesta terça-feira os 13 votos no colégio eleitoral do estado-chave da Virgínia, segundo as projeções das principais emissoras de televisão americanas.

A expectativa era que Hillary vencesse na Virgínia, mas nunca por uma margem tão pequena, mas as pesquisas se ajustaram nas últimas duas semanas ao passar de uma vantagem de 10 pontos para 5 sobre seu rival, o republicano Donald Trump.

A Virgínia era tida como uma certeza para os republicanos durante décadas até as duas vitórias consecutivas do atual presidente, Barack Obama, em 2008 e 2012, o primeiro democrata a ganhar no estado desde Lyndon B. Johnson em 1964.

Este giro se explica em boa medida pelas mudanças demográficas no norte do estado durante a última década, com o crescimento da população profissional de altos recursos e das minorias nas áreas suburbanas da capital do país, Washington DC.

Nas primárias do estado em março, Trump venceu o senador pela Flórida, Marco Rubio, graças ao voto das áreas rurais do sul e do leste, mais conservador que o do norte.

A campanha do magnata tentou no final de semana passado, após semanas centrada em outros estados mais disputados, dar um último impulso no estado com um comício de Trump no domingo em Leesburg e outro de seu candidato a vice-presidente, Mike Pence, no sábado em Fairfax.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos