Donald Trump vence eleições presidenciais nos EUA

Washington, 9 nov (EFE).- O republicano Donald Trump venceu a democrata Hillary Clinton nas eleições desta terça-feira nos Estados Unidos e se tornou o 45º presidente da história do país.

Os cálculos dos principais veículos de comunicação americanos situam o candidato do Partido Republicano com 276 votos no colégio eleitoral, frente a 218 da ex-secretária de estado, após conseguir a vitória em Wisconsin e conseguir mais um dos votos do Maine.

Para proclamar-se vencedor das eleições, Trump tinha que superar o patamar de 270 votos no colégio eleitoral.

Trump alcançou sua vitória ao impor-se em alguns estados estratégicos, em certos casos contra as previsões, como Ohio, Flórida, Carolina do Norte e Iowa, sem que a ex-primeira-dama conseguisse vitórias destacadas entre eles.

Além disso, Hillary perdeu em outros estados nos quais deveria ter se saído melhor, como Michigan e Wisconsin, que em teoria são redutos democratas.

O candidato republicano também venceu na Pensilvânia, estado eleito pela democrata para dar seu grande comício de encerramento de campanha acompanhado pelo presidente Barack Obama, a primeira-dama Michelle e seu marido, o ex-presidente Bill Clinton.

Desde que George Bush conseguiu em 1988, nenhum candidato presidencial republicano tinha alcançado uma vitória nesse estado, parte do cinturão siderúrgico e minerador do leste dos EUA e que Trump soube deslumbrar com promessas de voltar ao passado de prosperidade que desfrutou há décadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos