Flórida elege seu primeiro representante porto-riquenho no Congresso dos EUA

Orlando (EUA), 8 nov (EFE).- O democrata Darren Soto se tornou nesta terça-feira o primeiro congressista de origem porto-riquenha da Flórida eleito ao Congresso dos Estados Unidos após ganhar as eleições pelo Distrito Nove, no centro do estado.

Soto obteve 58% dos 324.132 votos computados em seu distrito, segundo dados preliminares da Divisão de Eleições da Flórida que o projeta como o ganhador das eleições ao Congresso federal, contra seu rival, o candidato republicano Wayne Liebnitzy, que obteve 42%.

O Distrito Nove está formado por parte dos condados de Orange, Osceola e Polk e foi criado durante a redistribuição de distritos em 2011 para favorecer o voto latino que até então estava diluído.

Este triunfo revela o peso político que está alcançando a crescente comunidade porto-riquenha no centro do estado, para onde emigram devido à crise econômica e financeira que vive a ilha.

"É como um sonho. Fizemos tudo o que pudemos para mobilizar o voto hispânico", disse após sua vitória Soto, que durante sua campanha buscou o voto dos porto-riquenhos de seu distrito e de áreas como a cidade de Kissimmee.

Nesta região mais de 60% dos eleitores foram às urnas de maneira antecipada, favorecendo aos candidatos democratas e, no domingo passado, o presidente Barack Obama apoiou publicamente Soto, a quem se referiu como "o tipo de líder progressista que necessitamos".

Antes de ser eleito ao Congresso dos EUA, Soto se manteve durante três mandatos de dois anos na Câmara de Representantes da Flórida e em 2012 fez história ao ser o primeiro senador estadual da Flórida de origem porto-riquenha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos