Hillary vence na costa oeste dos EUA enquanto Trump leva a melhor em Idaho

Washington, 8 nov (EFE).- A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, venceu nesta terça-feira nos estados tradicionalmente democratas do litoral oeste do país, Califórnia, Oregon e Washington, além do arquipélago do Havaí, enquanto seu rival republicano, Donald Trump, se impôs em Idaho, reduto de seu partido.

Segundo as projeções dos veículos de comunicação americanos, Hillary obteve os 55 votos no colégio eleitoral da Califórnia, o maior prêmio do país, além dos de Oregon (7), Washington (12) e Havaí (4), enquanto Trump garantiu os quatro de Idaho e os 15 da Carolina do Norte.

Além disso, Hillary garantiu a vitória no estado do Colorado, um dos territórios mais disputados, segundo as projeções da imprensa americana.

A democrata liderava as pesquisas frente ao magnata imobiliário neste estado nas últimas semanas, mas o multimilionário sempre se manteve próximo.

Os analistas explicam que a demografia do Colorado, que outrora fora similar à predominante no país, está mudando em favor das cidades, e os subúrbios e as zonas rurais, normalmente republicanos, estão se reduzindo em favor do desenvolvimento tecnológico e da inovação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos