Holanda pede que Trump colabore por um mundo "mais seguro e próspero"

Bruxelas, 9 nov (EFE).- O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, felicitou nesta quarta-feira Donald Trump por sua vitória nas eleições nos Estados Unidos e pediu ao republicano que trabalhe conjuntamente por um mundo "mais seguro e próspero".

"Como aliados e parceiros, Holanda e Estados Unidos trabalharão estreitamente e conjuntamente para criar um mundo mais seguro e próspero", escreveu em sua conta da rede social Facebook o chefe do Executivo holandês.

O líder liberal ressaltou que "Holanda e EUA têm uma longa história conjunta" e advogou para que os dois países sigam trabalhando "com o resto do mundo desde a base dos valores e princípios compartilhados, em linha com a forte tradição americana".

Por sua vez, o ministro holandês de Relações Exteriores, Bert Koenders, afirmou em uma breve declaração, na qual não felicitou Trump, que este será julgado por suas ações.

"Durante sua campanha, Trump fez declarações que contradizem completamente como queremos ver a ordem em nossa sociedade e no mundo, na Otan, na relação com a Rússia, na Europa e em diferentes grupos de população", afirmou o chefe da diplomacia holandesa.

Koenders acrescentou que é necessário trabalhar junto com os Estados Unidos em um mundo cada vez mais interdependiente.

"Afrontamos desafios globais como a mudança climática e a luta antiterrorista e temos que trabalhar juntos para encarar as crises em um cenário de instabilidade em torno da Europa", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos