Marine le Pen parabeniza Donald Trump e o "povo americano livre"

(Acrescenta declarações).

Paris, 9 nov (EFE).- A líder ultradireitista francesa Marine le Pen felicitou nesta quarta-feira o republicano Donald Trump por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, e também o "povo americano livre".

"Felicitações ao novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao povo americano livre", afirma o tweet de felicitação de Marine le Pen divulgado em sua rede social.

Le Pen, inclusive, já tem seu lema de campanha para as eleições presidenciais francesas do próximo ano: "Em nome do povo, Marine 2017".

A reação de Le Pen foi uma das primeiras na Europa ao resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Dentro de seu partido, o vice-presidente Steeve Briois considerou, em outro tweet, que, diante do ocorrido nos Estados Unidos, uma vitória de Marine le Pen na França nas eleições presidenciais do próximo ano também é possível.

"95% dos veículos de comunicação dos Estados Unidos faziam campanha contra Trump. Todo o sistema se mobilizou contra ele", ressaltou Briois.

"A eleição de Donald Trump é uma bofetada nos jornalistas e nos 'analistas' do pensamento único. Uma grande esperança!", acrescentou.

Durante a campanha presidencial nos Estados Unidos, o partido da extrema direita francesa tinha manifestado principalmente sua hostilidade a Hillary Clinton, apresentada como a candidata do sistema, mais que uma adesão às posições de Trump.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos